Algodão agroecológico do Cariri Paraibano alcança pureza recorde em 30 anos, em trabalho assessorado pela Arribaçã

Trabalho desenvolvido pela ACEPAC e Arribaçã ganha destaque, após análise da fibra do algodão agroecológico do Cariri paraibano. Os bons resultados diagnosticados é fruto do manejo utilizado pelos agricultores e agricultoras a partir da assessoria técnica prestada pela a Arribaçã. Estamos muito felizes por mais essa conquista.


A fibra do algodão agroecológico cultivado pela Associação de Certificação Participativa dos Produtores Agroecológicos do Cariri Paraibano (ACEPAC), com apoio da Arribaçã, atingiu um dos maiores graus de pureza já registrados nas últimas três décadas.

A notícia foi confirmada pelo gerente do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção de João Pessoa-PB, José Edilson Andrade, um especialista em fiação com experiência em diferentes países da América, Europa e Ásia. Segundo ele, a fibra do algodão da ACEPAC/PB alcançou um recorde de pureza, com um porcentual de perdas de resíduos nunca antes visto nos últimos 30 anos.

Essa é uma conquista significativa para a ACEPAC e a Arribaçã, que executam em parceiria o Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos, junto a Diaconia e financiadores. A iniciativa busca promover o manejo agroecológico do algodão no cariri paraibano, incentivando os agricultores e agricultoras locais a adotarem práticas sustentáveis e agroecológicas.

O resultado da análise da fibra do algodão da ACEPAC/PB não só evidencia o sucesso do projeto, mas também confirma a importância do manejo agroecológico para a produção de um algodão de alta qualidade. Com a parceria da Arribaçã, que oferece assessoria técnica especializada, os agricultores e agricultoras da região têm acesso a conhecimentos e técnicas que possibilitam a produção de um algodão mais limpo e sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico da região.

Confira na íntegra a entrevista:


Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos – É uma iniciativa coordenada por Diaconia, em parceria com Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), Projeto AKSAAM (Adaptando Conhecimento para a Agricultura Sustentável e o Acesso a Mercados), Embrapa Algodão, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecções, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Agricultura Y Ganaderia, Gobierno Nacional, Paraguai de la gente e o Programa Mundial de Alimentos, através Centro de Excelência Contra a Fome (WFP). O projeto conta com o apoio técnico e financeiro da Laudes Foundation.


0 Comentários