DIA DE SÃO JOSÉ: Hora de plantar o milho do São João!

Hoje, 19 de março, é o dia de São José, festejado em todo o Brasil, especialmente no no Nordeste. São José é o pai adotivo de Jesus. Aqui na nossa região, é o dia em que cronologicamente se planta o milho que será colhido na época de São João, para o consumo nas festas juninas.
Chuva no dia 19 de março é bom sinal para a agricultura. O dia é de São José, popularmente conhecido como intercessor dos produtores. Dia este que é data registrada no calendário dos agricultores/as.

Culturalmente, este dia é celebrado com plantio de milho, macaxeira, feijão e outros alimentos, que varia de acordo com região. Plantar no dia de São José é colheita certa. E, se chover nesse dia, é indicativo de que será um bom ano para a agricultura. Esta fé motiva milhares de agricultores/as e se tornou calendário popular que indica o tempo certo para o plantio de algumas lavouras. Quem plantar milho agora, por exemplo, já pode ter colheita para o período junino, assim como o feijão, sendo feita geralmente de 80 a 100 dias após a germinação.



0 Comentários