Projeto Algodão reuniu mulheres agricultoras dos SPGs / OPACs em encontro sobre protagonismo feminino no campo

O evento ocorreu nos dias 9 e 10 de maio, no município de Afogados da Ingazeira -Sertão do Pajeú (PE).


O Projeto Algodão em Consórcios  Agroecológicos, coordenado pela Diaconia, em parceria com a Arribaçã e outras organizações não-governamentais e de base da agricultura familiar, além do setor  acadêmico e da indústria; promoveu pela primeira vez um encontro regional com mulheres agricultoras que formam os Sistemas Participativos de Garantia (SPGs) dos Organismos Participativos de Avaliação de Conformidade Orgânica (OPACs), apoiados pelo projeto no Semiárido nordestino.

O encontro discutiu sobre a realidade das mulheres agricultoras no campo, nas atividades de gestão dos  OPACs e assessoria técnica.

"O encontro de mulheres do Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos foi muito proveitoso com exposição de experiências protagonizadas por mulherea que estão nos Sistemas Participativos de Garantia e realizando as práticas agroecológicas. Mostrar a nossa vivência local com as mulheres da ACEPAC e conhecer as dos outros SPGs foi muito importante para continuamos o nosso trabalho com mais garra e inspiração." Disse Izabel Cristina, Diretora-presidente da Arribaçã.









Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos – É uma iniciativa coordenada por Diaconia, em parceria estratégica com a Universidade Federal de Sergipe (UFS, Campus Sertão – Nossa Senhora da Glória/SE). O Projeto conta com o apoio financeiro da Laudes Foundation, da  Inter-American Foundation (IAF) e do FIDA/AKSAAM/UFV/IPPDS/FUNARBE. O Projeto ainda é parceiro com o Projeto + Algodão – FAO/MRE-ABC/Governo do Paraguai/IBA. Para a execução do Projeto nos territórios, a Diaconia estabeleceu parcerias com ONGs locais com experiência em Agroecologia que serão responsáveis pelo assessoramento técnico para fortalecer os Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade Orgânico (OPACs) e a produção agroecológica. No Sertão do Piauí, a Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato desenvolve as atividades na Serra da Capivara. No Sertão do Cariri, na Paraíba, o trabalho está sendo realizado pela Arribaçã. No Sertão do Araripe, em Pernambuco, as ONGS CAATINGA e Chapada assumiram conjuntamente as ações do Projeto. As atividades no Alto Sertão de Alagoas e no Alto Sertão de Sergipe estão a cargo do Instituto Palmas e do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), respectivamente. No Sertão do Pajeú (PE) e no Oeste Potiguar (RN), territórios onde a Diaconia já mantém escritórios e atividades, ela mesma se encarrega da implementação das ações locais do Projeto.



0 Comentários