A ARRIBAÇÃ celebra comercialização de algodão agroecologico da ACEPAC como fio orgânico.

A produção  de algodão agroecológico vem crescendo ao longo dos tempos no estado da Paraíba. No Cariri paraibano mais de 160 famílias estão engajadas nesse processo de produção e mudança de vida. Atualmente agricultores e agricultoras produzem o algodão em consórcios agroecológicos exercendo os princípios da agroecologia e ao final da safra comercializam a pluma do algodão agroecológico para uma empresa francesa. 

Para essas famílias a agregação de valor a produção é um ponto muito importante que irá aumentar o valor do seu produto. O processo de fiação é uma prática que permite maior valor a pluma do algodão agroecológico e possibilita um avanço para essa cadeia produtiva.

A ARRIBAÇÃ assessora a produção de algodão agroecológico no estado da Paraíba desde o ano de 2005 e nessa trajetória já celebramos momentos importantes para evolução e fortalecimento dessa cadeia produtiva.

Hoje vivenciamos uma inovação ligada a comercialização da pluma do algodão agroecologico produzido pela ACEPAC. Através das ações do Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos foi firmada uma parceria com o SENAI-PB e a empresa compradora de pluma Vert, para proceder a fiação da Safra de 2021 da ACEPAC.

No ano de 2021 os agricultores e agricultoras venderam a sua produção em fio. Esse fato agregou mais valor a produção e gerou renda para as famílias. Esse fato é histórico! É um sonho sendo concretizado. 

Isso nos faz refletir e agradecer por vivenciar grandes feitos na nossa caminhada com a produção de algodão agroecológico, como:

- Assessorar a criação  dos dois Sistemas Participativos de Garantia existentes na Paraíba;

-Difundir o conhecimento agroecológico entre os agricultores e agricultoras familiares, melhorando sua qualidade de vida;

- Ocupar espaços importantes de tomada de decisões que fortalecem a agricultura agroecológica como a CPORG-PB;

- Firmar parcerias com instituições que acreditam nos princípios agroecológicos e fortalecem o trabalho em rede como a Diaconia, ACEPAC e tantas outras envolvidas nas ações do Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos.

Seguiremos ajudando a construir a sustentabilidade da agricultura familiar e celebramos mais uma vitória para a agricultura familiar agroecológica do Cariri paraibano.






0 Comentários