05 de Junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Mas o fato é que nos dias atuais, a data reflete pouquíssimo sobre o real significado desse tema tão importante para a permanência da vida humana no planeta.

Temos atualmente dados relevantes que refletem esse contexto como a área sob alerta para desmatamento na Amazônia Legal. Em maio de 2021, bateu recorde mensal na série histórica mantida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) - Isso contando apenas os dados de 28 dias do mês.

Este é o terceiro mês seguido em que o índice bate recorde mensal, após o Inpe indicar a devastação de 580,55 km² em abril e de 367,61 km² em março. É também a primeira vez que o número ultrapassa 1.000 km² para esse mês. Totalizando em um único mês 1.180km².

Outro dado de relevância é a liberação de agrotóxico que pelo 5º ano consecutivo bateu recorde no Brasil. Em 2020, 493 novos compostos químicos foram liberados – 19 a mais do que em 2019.

Paralelo a essa realidade no Brasil temos a Agroecologia como uma nova  forma  de vida para agricultores e Agricultoras que desenvolvem ações continuas de preservação ambiental.  

A Arribaçã tem atuação direta com essa realidade e desde 2005 desenvolve ações para garantir a sustentabilidade e qualidade de vida da agricultura familiar camponesa. Nesse dia 05 de Junho comemoramos a existência dessas ações e de outros trabalhos de grande relevância espalhados pelo Brasil. 


Viva o Meio Ambiente!






0 Comentários